ESCOLA M.E.F. Profª. Hildegarda Caldas de Miranda
Professoras: Josyane Portilho e Maria do Carmo Silva
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 3º ano das turmas: A,B C e D. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: (Setembro, Outubro e Novembro) de 2011
NOME DO PROJETO: “Educando com Criatividade “
1- PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico realizado pelos professores, no 1º Semestre desse ano, alguns alunos das turmas do 3º ano A,B ,C e D, demonstraram dificuldades na leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos professores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários, assim como baixa freqüência e a falta de acompanhamento dos pais nas atividades extra-classe.
2- JUSTIFICATIVA Visto que a grande maioria dos alunos do 3º do Ensino Fundamental da escola Municipal Profª Hildegarda Calda de Miranda,apresentam dificuldades na leitura, interpretação em todas as áreas do conhecimento, julgamos por necessário a criação de um Projeto de Intervenção Pedagógica que amenizasse os problemas, usando com isso, metodologias voltadas para o cotidiano dos alunos. Partindo de observações, análise e reflexão, desenvolveremos atividades práticas (jogos educativos voltados a leitura de sílabas, palavras frases e pequenos textos, brincadeiras,musicalidades, etc) mobilizando e despertando o interesse para uma leitura interessante e divertida, passando segurança do aprendizado de forma consciente.
3- OBJETIVO GERAL: Incentivar a leitura, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade dos alunos com a intenção de contribuir no uso da língua falada em diferentes situações, buscando empregar a variedade lingüística adequada; 4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Contribuir para a formação de um leitor autônomo ,
- Estabelecer relações entre a criação literária e outras formas de arte como a música, a pintura, etc.;
- Promover, através da contação de histórias, a divulgação de hábitos e informações educativas de uma forma pedagógica;
- Desenvolver o prazer de ler e ouvir poemas e outros textos literários;
- Usar temas/assuntos do dia-a-dia para desenvolver palavras, frases e textos sobre o meio ambiente,cidadania, cultura popular, além de falar de amor, paixão e amizade.
5- METODOLOGIA: v Seleção de textos, jogos e atividades por níveis diferenciados,( Pré-silábico,Silábico ,Silábico-Alfabético e Alfabético) v Anotações e exercícios; v Produção de palavras,frases textos com sílabas canônicas e não- canônicas apartir de imagens e situações do dia a dia. v Confecção de livrinhos para os alunos v Leitura acompanhada pelo professor, v Atividades no caderno de caligrafia. v Caça- palavras, cruzadinhas e auto ditado. v Os alunos alfabéticos, lerão textos para os outros colegas com auxílio do microfone, v Avaliação diagnóstica para verificar os níveis de aprendizagem dos alunos ,
6- RECURSOS: Livros com diversos gêneros da literatura infantil e infanto-juvenil; aparelho de TV e DVD;microfone pendraiwe, aparelhos de som, caixas de leitura; cartolina, papel40 kg, cola, hidrocolor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, etc. Jogos( jogo da memória, varal das palavras, cada palavra no seu lugar, dominó de palavras, a frase mais longa, boliche das frases, trilha ecológica, caixada surpresa,etc.)
7- AVALIAÇÃO: A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação constante e atuação das professoras às atividades de produção escrita e oral, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e re-contos , produção de frases e textos). Elaboração de portfólio e relatório final. 8-BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler. 10ª ed. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1995. WERNECK, Hamilton. Ousadia de Pensar. 3ª ed. Editora DP&A. Rio de Janeiro. 2000
Anexos Algumas das atividades selecionadas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário