3º PROJETO BIMESTRAL
“BRINCANDO E CONSTRUINDO VALORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL”.
ANANINDEUA-PA
2011
APRESENTAÇÃO
Sabemos que dentre as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais temos a visão de um novo educando,uma nova escola de um novo educador.E para contemplarmos esta nova proposta de educação é necessário uma nova práxis pedagógica,não mais fundamentada na educação tradicional.Temos então dentre as capacidades que o educando deve ter: o aprender a aprender,o questionar,expressar opiniões e interagir de forma consciente com o meio em que vive.
É neste contexto que Vygotsky defende que o lúdico apresenta um papel fundamental para uma infância sadia e para uma aprendizagem significativa.E mais,segundo ele “a brincadeira não é algo já dado na vida do ser humano,ou seja,aprende-se a brincar desde cedo nas relações entre um sujeito e outro e com a cultura”.
Cabe então ao professor desempenhar o papel de mediador,orientando e estabelecendo regras para que aconteça uma aprendizagem significativa nesta perspectiva do lúdico.Principalmente no desenvolvimento da percepção do educando enquanto ser social e de seu papel como agente transformador do meio ambiente.É nesta perspectiva que desenvolveremos o projeto BRINCANDO E CONSTRUINDO VALORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade promover a participação e o interesse da criança através de jogos e brincadeiras.Sendo de competência do professor o papel de mediador entre o educando e o conhecimento,ou seja,o professor tem que criar condições para que se realize o complexo processo de aprendizagem.
É neste contexto que o lúdico apresenta uma gama de possibilidades para que se desenvolva o complexo processo de ensino aprendizagem.Pois entendemos que os jogos e brincadeiras constituem estratégias motivadoras que nos permite a diagnose,a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais,procedimentais e atitudinais de forma indireta.Constituindo ainda um meio de trabalhar também a auto-estima, o autoconhecimento e valores como solidariedade,respeito,responsabilidade,tolerância e outros,fundamentais para a formação do ser social e do exercício da cidadania.
Vygotsky ressalta o importante papel do ato de brincar na constituição do pensamento infantil.Para ele,”a ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos.O jogo e a brincadeira, são por si só,uma situação de aprendizagem”.Deste modo, observemos a fundamental contribuição do ato de brincar para o desenvolvimento infantil.
A percepção pelo educando de que fazemos parte de um ambiente e a necessidade de preservá-lo é o ponto fundamental a ser trabalhado nas atividades lúdicas desenvolvidas no decorrer deste projeto.Ressaltando a responsabilidade social que cabe a cada um de nós e a adoção de práticas que contribuam para preservação do meio ambiente.
OBJETIVO GERAL
v Desenvolver através de atividades lúdicas uma postura crítica e responsável perante o meio ambiente,como ser social e agente transformador da sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
v Valorizar os jogos e brincadeiras;
v Desenvolver ações conscientes para a preservação do meio ambiente;
v Proporcionar situações em que o educando desenvolva atitudes positivas visando à preservação ambiental;
v Garantir atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento da responsabilidade social e ambiental.
META
Ao findar este projeto alcançar com êxito os objetivos propostos através das atividades desenvolvidas.
METODOLOGIA
Roda de conversa, cantigas de roda, hora da novidade,colagem,pintura,confecção de cartazes e mural, contação de histórias,jogos e brincadeiras (sopa de letrinhas,trilha,quebra cabeça de palavras e frases,bingo de nomes,dominó de palavras, jogo dos pares,descobrindo os nomes e outros.)
RECURSOS
Jogos educativos;Livros,revistas e jornais; Papel sulfite,40kg,cartolina,cartão e outros; E.V.A,TNT,barbante,garrafas pet; Cola branca,cola colorida,tesoura,canetas,lápis de cor e giz de cera; TV, aparelho de som, DVD,câmera digital , pendraiwer e computador.
AVALIAÇÃO
A ação avaliativa acontecerá no decorrer do projeto,durante a realização das atividades e em momentos específicos.De caráter qualitativo estará voltada para as competências e habilidades propostas neste,assim como a de contemplar as especificidades de cada aluno no processo de ensino e aprendizagem.Na avaliação final do projeto teremos uma culminância com atividades recreativas envolvendo a comunidade escolar e família,a entrega dos portfólios e dos relatórios bimestrais individuais.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MEC-ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS,pp.38-36.
FERREIRA,Aurora.Contar Histórias com Arte e Ensinar Brincando (2007).
Proposta Curricular da Educação Infantil Anani 2009.
QUEIROZ,Tânia Dias e MARTINS,João Luís.Pedagogia Lúdica:Jogos e brincadeiras de A a Z.-1ª ed.São Paulo:Rideel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário