2º PROJETO BIMESTRAL
TEMA: Educação Ambiental: Desenvolvendo a leitura e escrita através de práticas cotidianas na formação de leitores. JUSTIFICATIVA
Em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre a função e o significado da escrita. Para que possam escrever com autonomia, é preciso que entrem em contato com diversos tipos de textos desde a educação infantil. Serão trabalhados os seguintes gêneros textuais: poesias, contos e bilhetes. Os contos de fadas, por exemplo, tem uma estrutura complexa e são importantes no processo de letramento. Pois, nele ocorre uma narrativa perfeita, com a sequência apresentada sempre da mesma forma: Cenário, problema, construção e desfecho. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e as personagens predispõe as crianças à leitura. Com as atividades propostas a seguir, as crianças darão um passo para ma percepção de elementos da estrutura da linguagem escrita. Perceberão elementos da estrutura de textos lingüísticos e discursivos e avançarão com relação ao domínio das normas da Língua Portuguesa, farão reflexões sobre o conteúdo do texto proposto, observando a mensagem central que leve a meditar sobre nossa relação com o outro (respeito, solidariedade, união e partilha), como também a relação do homem com o meio ambiente. Formando assim leitores e escritores comprometidos com a prática da construção de uma sociedade que utilize os recursos naturais de maneira sustentável.
OBJETIVOS
GERAL: Ø Desenvolver habilidades de leitura e escrita, motivando a formação de leitores e escritores nas questões sociais e ambientais.
ESPECÍFICOS: Ø Alimentar e estimular o imaginário; Ø Treinar a escuta por meio da leitura de textos narrativos lidos pelo(a) professor(a); Ø Ler e interpretar texto através da escrita e/ou oralmente; Ø Refletir e discutir sobre as situações, atitudes e acontecimentos que envolvam cada história e seus personagens; Ø Produzir textos orais, escritos individualmente e coletivamente a partir das narrativas; Ø Reescrever novas versões dos contos. Ø Estimular a reflexão dos textos lidos, direcionados para a relação do ser humano com o outro e o meio ambiente.
METODOLOGIA · O desenvolvimento do projeto contemplará todas as áreas de conhecimento. Os procedimentos metodológicos serão interdisciplinares, contextualizados e diversificados; como: Ø Roda de conversa sobre Educação Ambiental Ø Hora do Conto (histórias infantis); Ø Leitura de rótulos, revistas, jornais, poesias, bilhetes, convites, etc. Ø Leitura de varal; Ø Dramatização com fantoches; Ø Cantigas de roda; Ø História seqüenciada; Ø Reescrever novas versões dos contos; Ø Iniciar o processo de construção de livros com pequenos textos; Ø Espaço do Pequeno Escritor; Ø Filme (Rios), Ø Leituras dramatizadas; Ø Cruzadinhas e caça palavras; Ø Reconto e reescrita de histórias.
Ao final deste projeto, os alunos serão capazes de: demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas, de produzir e revisar textos, refletir sobre o uso das convenções que normalizam os usos da língua portuguesa com relação à ortografia.
Culminância do projeto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário