segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Desenvolvendo a leitura e a escrita.


2º PROJETO BIMESTRAL

TEMA: Educação Ambiental: Desenvolvendo a leitura e escrita através de práticas cotidianas na formação de leitores.
JUSTIFICATIVA

            Em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre a função e o significado da escrita. Para que possam escrever com autonomia, é preciso que entrem em contato com diversos tipos de textos desde a educação infantil. Serão trabalhados os seguintes gêneros textuais: poesias, contos e bilhetes.
            Os contos de fadas, por exemplo, tem uma estrutura complexa e são importantes no processo de letramento. Pois, nele ocorre uma narrativa perfeita, com a sequência apresentada sempre da mesma forma: Cenário, problema, construção e desfecho. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e as personagens predispõe as crianças à leitura.
            Com as atividades propostas a seguir, as crianças darão um passo para ma percepção de elementos da estrutura da linguagem escrita. Perceberão elementos da estrutura de textos lingüísticos e discursivos e avançarão com relação ao domínio das normas da Língua Portuguesa, farão reflexões sobre o conteúdo do texto proposto, observando a mensagem central que leve a meditar sobre nossa relação com o outro (respeito, solidariedade, união e partilha), como também a relação do homem com o meio ambiente. Formando assim leitores e escritores comprometidos com a prática da construção de uma sociedade que utilize os recursos naturais de maneira sustentável.


OBJETIVOS

GERAL:
Ø  Desenvolver habilidades de leitura e escrita, motivando a formação de leitores e escritores nas questões sociais e ambientais.


ESPECÍFICOS:
Ø  Alimentar e estimular o imaginário;
Ø  Treinar a escuta por meio da leitura de textos narrativos lidos pelo(a) professor(a);
Ø  Ler e interpretar texto através da escrita e/ou oralmente;
Ø  Refletir e discutir sobre as situações, atitudes e acontecimentos que envolvam cada história e seus personagens;
Ø  Produzir textos orais, escritos individualmente e coletivamente a partir das narrativas;
Ø  Reescrever novas versões dos contos.
Ø  Estimular a reflexão dos textos lidos, direcionados para a relação do ser humano com o outro e o meio ambiente.

METODOLOGIA
·         O desenvolvimento do projeto contemplará todas as áreas de conhecimento. Os procedimentos metodológicos serão interdisciplinares, contextualizados e diversificados; como:
Ø  Roda de conversa sobre Educação Ambiental
Ø  Hora do Conto (histórias infantis);
Ø  Leitura de rótulos, revistas, jornais, poesias, bilhetes, convites, etc.
Ø  Leitura de varal;
Ø  Dramatização com fantoches;
Ø  Cantigas de roda;
Ø  História seqüenciada;
Ø  Reescrever novas versões dos contos;
Ø  Iniciar o processo de construção de livros com pequenos textos;
Ø  Espaço do Pequeno Escritor;
Ø  Filme (Rios),
Ø  Leituras dramatizadas;
Ø  Cruzadinhas e caça palavras;
Ø  Reconto e reescrita de histórias.

Ao final deste projeto, os alunos serão capazes de: demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas, de produzir e revisar textos, refletir sobre o uso das convenções que normalizam os usos da língua portuguesa com relação à ortografia.




Culminância do projeto


Poema -As borboletas

As bailarinas


Dramatização: A nuvem triste




Dramatização: a cesta de frutas (Adivinhas)


Dramatização: Os três porquinhos



Advinhas extraídos do livro: Brincando com as advinhas
Momentos das piadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário